Pesquisadores brasileiros investigam a relação entre a Covid-19 e alterações no sistema nervoso. As complicações vão desde a perda do olfato e pequenas dores de cabeça até possíveis AVCs e inflamações no cérebro. Os detalhes com a repórter Amanda Yargas.
Pesquisas em animais e pacientes com o novo coronavírus mostraram uma possível tendência de que a Covid-19 provoque também problemas neurológicos. De acordo com o neurologista e pesquisador do Instituto D’Or e da Universidade Federal Fluminense, Gabriel de Freitas, a maioria dos pacientes apresenta alterações leves.
Segundo o pesquisador, existem dois mecanismos possíveis pelos quais o vírus pode causar lesões neurológicas. No primeiro deles, o vírus passa para o sistema nervoso pelo nervo olfatório ou pela corrente sanguínea e pode causar uma inflamação no cérebro.
O pesquisador explica que o estudo vai avaliar 100 pacientes a partir da fase crítica da Covid-19 pelo período de um ano. E não serão estudados apenas pacientes que já demonstram alterações neurológicas, como conta Gabriel de Freitas.
Alguns exames e testes já estão sendo feitos com pacientes internados e para as próximas fases haverá ressonâncias, avaliações de memória e marcadores sanguíneos. O estudo realizado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Universidade Federal Fluminense tem um núcleo com 10 pesquisadores, mas contará com a participação de outros neurologistas, psiquiatras e radiologistas durante o processo.
Repórter Amanda Yargas