Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Alerta vermelho para chuvas no litoral do Paraná com riscos de deslizamentos e alagamentos

Por Comunicação. Publicado em 29/11/2022 às 14:10.

Alerta vermelho para chuvas no litoral do Paraná com riscos de deslizamentos e alagamentos.//
Deputados estaduais voltam a discutir neste terça (29) projeto que prevê aumento do ICMS.//
Homem é condenado a 14 anos de prisão por feminicídio em Ampére, no Sudoeste.//

Com Jomar Valença

Segundo mapa da chuva divulgado pelo Simepar, na Região da Serra do Mar, onde aconteceram os deslizamentos, a chuva passou dos 100 mm, como é o caso de Antonina, onde chegou a 120 mm. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta vermelho para chuvas até a noite desta terça (29) para a Grande Curitiba e para o Litoral, com chuva acima de 100 mm/dia, com e risco elevado de alagamentos e deslizamentos de encostas. Segundo o Simepar, a previsão é de chuva até dia 8 de dezembro nestas regiões. No interior, a previsão é de tempo mais estável.
**
Deputados estaduais voltam a discutir neste terça (29) o projeto de lei 494/2022, do Poder Executivo, que prevê aumento da alíquota geral do ICMS de 18% para 19%. A taxa sobre bebidas teria um aumento ainda maior, de 18% para 25%. Representantes do setor produtivo criticam a pressa do governo em aprovar as propostas do “pacotaço”, enviado na semana passada à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Segundo o grupo, se a medida for aprovada, o Paraná teria o ICMS mais alto entre os estados do Sul e Sudeste.
**
O Tribunal do Júri de Ampére, no Sudoeste do estado, condenou a 14 anos de reclusão um homem denunciado pelo Ministério Público do Paraná por um assassinato cometido em 8 de janeiro deste ano. Além do homicídio qualificado por feminicídio, o réu foi condenado por ocultação de cadáver e fraude processual. Conforme a denúncia, o homem matou a companheira com golpe de martelo, ocultou o cadáver com auxílio do genro e depois registrou boletim de ocorrência de desaparecimento, com o objetivo de ocultar o crime. A vítima tinha 57 anos de idade. O réu confessou o crime e deverá cumprir a pena em regime inicial fechado.