Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Alta no número de trabalhadores estrangeiros no PR.//

Por Comunicação. Publicado em 05/04/2024 às 13:32.

Alta no número de trabalhadores estrangeiros no PR.//
Estado registra aumento de 72% na produção de ovos em 10 anos.//
Dono de petshop é preso por maus-tratos a animais em Curitiba.//

Com Jomar Valença

O número de trabalhadores estrangeiros com emprego formal quase dobrou no Paraná entre 2018 e 2022. No período, o total de trabalhadores formais não nascidos no País saltou de 19.605 para 37.703, o que representa um aumento de 92%. O número também inclui os brasileiros naturalizados – estrangeiros que vivem no Brasil e passaram pelo processo legal de obtenção de cidadania. Os dados são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
**
A produção de ovos no Paraná cresceu cerca de 72% na última década. O Estado saltou de 252,3 milhões de dúzias para 434,1 milhões de dúzias no período entre 2013 e 2023, o que dá cerca de 1,2 milhão de dúzias por dia. Com isso, o Paraná assumiu em dez anos o posto de segundo maior produtor de ovos do Brasil, ultrapassando Minas Gerais. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
**
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu o dono de um petshop por maus-tratos a animais, em Curitiba. O indivíduo, de 38 anos, foi capturado nesta quinta-feira (4). De acordo com as apurações, sete cães estavam na chácara que pertence ao homem, no município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, sem água e comida. Além disso, corpos de vários cães que morreram foram encontrados. Conforme a polícia, o homem irá responder pelo crime de maus-tratos a animais.