Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Alunos de escolas particulares de Cascavel retomam aulas presenciais

Por Jornalismo. Publicado em 19/10/2020 às 09:54.

Alunos de escolas particulares de Cascavel retomam aulas presenciais.// Adesão para o retorno das aulas extracurriculares na rede estadual do Paraná deve ser feita até quarta.// Deputados analisam projeto que obrigada sanitização de navios e embarcações do Paraná.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

Alunos das séries iniciais do ensino fundamental de escolas particulares de Cascavel, no oeste do Paraná, retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira. Segundo a prefeitura, apenas escolas que apresentaram um protocolo de retorno puderam receber alunos novamente. De acordo com a vigilância sanitária, até o momento, sete escolas apresentaram o documento e estão liberadas para as atividades. As séries finais do ensino fundamental estavam autorizadas a voltar às atividades presenciais desde o dia 14, segundo um decreto publicado pela prefeitura no início de outubro. Entre as medidas, os alunos devem manter distanciamento e usar máscaras. A entrada das escolas deve acontecer de forma escalonada, e os estudantes devem ter a temperatura aferida. Os colégios também devem disponibilizar ensino totalmente online aos alunos que preferiram não retomar as atividades presenciais. Segundo a prefeitura, há escolas na cidade que optaram por não retomar as aulas em 2020. Nestes casos, as atividades também continuam sendo realizadas pela internet.

 

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná pede aos pais de alunos das aulas extracurriculares que preencham a documentação para adesão da retomada presencial. Os responsáveis podem preencher até quarta-feira, data do início das aulas extracurriculares, que foi postergado por atraso de entrega do kit de proteção por fornecedores. Por determinação do secretário estadual da Educação, Renato Feder, não haverá reabertura sem que haja total segurança e cumprimento de todos os protocolos. A Secretaria de Educação lançou na sexta-feira um formulário online para que pais e responsáveis possam manifestar de forma facilitada o interesse na participação de seus filhos nas atividades presenciais extracurriculares de nivelamento, reforço escolar e atendimento pedagógico individualizado.

 

Os deputados estaduais começam a analisar na sessão plenária desta segunda o projeto de lei que cria normais para a sanitização de navios e embarcações que atracam nos portos do Paraná, em mais uma medida de prevenção ao avanço do coronavírus no estado. O objetivo é evitar o contágio das pessoas que frequentam os navios, reduzindo o risco da entrada de doenças por esse meio. O serviço deverá ser realizado por empresa licenciada e emitir um certificado de descontaminação e desinfecção. Ainda conforme o projeto, os serviços serão realizados em embarcações atracadas desde que não haja comprometimento da operação. A não comprovação da sanitização implicará em uma multa R$ 2.784.