Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Animação alerta para autodefesa e segurança on-line para crianças

Por Comunicação. Publicado em 16/05/2022 às 11:37.

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, campanha incentiva à autodefesa contra a violência sexual no ambiente virtual.

Por Fernanda Nardo

A internet está presente na vida de 89% dos brasileiros entre 9 e 17 anos, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, e o primeiro contato com o ambiente virtual acontece cedo: 49% das crianças interagem pela primeira vez com um dispositivo conectado antes de completar 6 anos de idade. E o período de distanciamento social imposto pela pandemia intensificou esse uso, jogando estudo, lazer e interação com amigos e familiares para o digital. Diante deste cenário, e para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, a campanha Defenda-se do Centro Marista de Defesa da Infância, lança um novo vídeo com tema “Autodefesa e Segurança On-line”, como explica o analista de comunicação do Centro Marista de Defesa da Infância, Rafael Teixeira.

SONORA

De acordo com Teixeira, há também uma mensagem para pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e monitorar o acesso. Ele reforça que o diálogo em família tem papel fundamental para estabelecer combinados sobre o acesso à internet, tempo de uso, conteúdos acessados e redes sociais.

SONORA

A campanha Defenda-se foi criada em 2014 pelo Centro Marista de Defesa da Infância, com o objetivo de promover a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de vídeos educativos, apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade. A série tem 14 vídeos que abordam temas como sentimentos, conhecer o próprio corpo, privacidade, formas de carinho, direitos de crianças e adolescentes e como denunciar situações de violência.  Todas as produções estão disponíveis no site defenda-se.com