Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Animais de estimação também precisam de higienização em época de coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 31/03/2020 às 19:48. Atualizado em 07/04/2020 às 20:33.

Animais de estimação não transmitem o coronavírus, mas precisam de alguns cuidados especiais durante o isolamento. Confira as dicas de como cuidar do seu companheiro em tempos de quarentena.

 

 

 

 

Em tempos difíceis é comum o aumento do abandono de animais de estimação. Entre problemas financeiros e a impossibilidade de cuidar dos animais durante momentos de doença e até o medo de ser infectado por eles, há pessoas que optam apenas por deixar os bichinhos à própria sorte. Além de cruel, a atitude é crime, como explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, Edson Evaristo.

Segundo a professora do curso de Medicina Veterinária da PUC, Carolina Zaghi Cavalcante, não há indícios que animais domésticos tenham transmitido à doença a humanos ou que possam ser contaminados com o coronavírus responsável pela Covid-19

Apesar disso, a médica veterinária reforça a necessidade de tomar alguns cuidados na higienização dos animais e para manter o isolamento.

É o que tem feito o jornalista Thiago Guimarães. Ele e a esposa são donos da cadelinha Bartina e ele conta o que mudou no dia a dia da família

No caso de alguém que convive com o animal estar infectado com a Covid-19 é importante que ele também fique afastado do convívio. Para isso, caso a família não possa cuidar do animal por um tempo, a sugestão do diretor da Secretaria de Meio Ambiente é procurar um hotel ou pedir ajuda a parentes ou vizinhos que possam abrigar o animal durante um período.

O diretor Edson Evaristo lembra também que os animais podem ser bastante importantes para ajudar as pessoas a atravessarem a quarentena.

 

Repórter Amanda Yargas