
Projeto de Lei quer tornar cidade do litoral a capital nacional das balas de banana.
Por Marinna Prota
As fábricas de bala de banana de Antonina produzem juntas cerca de 30 mil toneladas do doce por mês. Uma parceria que une o comércio e a agricultura familiar, com o plantio das bananas. Recentemente a iguaria conquistou o Selo de Indicação Geográfica, através do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A conquista trouxe mais notoriedade ao município do litoral paranaense, que vive do turismo.
Agora uma consulta pública foi aberta no senado para que a cidade seja reconhecida como Capital Nacional da Bala de Banana. De autoria do atual senador Flávio Arns (PODEMOS/PR), o projeto quer conferir o título à cidade, pelo comércio da bala. Para Bárbara Krenk, proprietária da fábrica de Balas Bananina, a luta pelo reconhecimento vem há quase dez anos.
SONORA
A votação e participação da população está sendo contabilizada através do portal do senado. O link para acesso a consulta pública pode ser obtido através da pesquisa do PL 2263 de 2022. (LINK DA CONSULTA PUBLICA)
Bárbara Krenk conclui dizendo que a iniciativa vai beneficiar não só Antonina, mas todos os sete municípios do litoral paranaense.
SONORA