Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

ANTT mantém edital do novo pedágio no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 27/07/2023 às 13:00.

ANTT mantém edital do novo pedágio no Paraná.//

723 pessoas faleceram em acidentes de transporte este ano no Paraná.//

População idosa está aumentando no Paraná.//

Com Jomar Valença

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) rejeitou pedido do líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Requião Filho (PT), para impugnar o edital de licitação do lote 1 das novas concessões de pedágio no Paraná. O parlamentar pediu a impugnação alegando que o edital ignora leis estaduais aprovadas pela Assembleia, que prevêem a isenção de tarifas para usuários com deficiência, autismo, veículos oficiais ou ambulâncias e viaturas.
*
Desde o começo do ano até o dia 26 de julho, 723 pessoas faleceram em acidentes de transporte. O número aponta para uma média de sete mortes a cada dois dias, mas apresenta uma queda de 7,2% em relação ao ano anterior: em 2022, no mesmo período, 779 pessoas haviam falecido no trânsito paranaense, conforme Sistema de Estatística de Ocorrências do Corpo de Bombeiros do Paraná. A meta é reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028, preservando aproximadamente 86 mil vidas neste período.
*
No Paraná, o número de pessoas acima dos 60 anos chegou a 3,4 milhões, cerca de 29,50% de uma população de quase 12 milhões de habitantes em todo o estado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e se referem ao ano de 2022. Outra projeção do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) mostra que, em 2030, o número de idosos no estado vai ultrapassar o número de crianças.