Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Anunciado protocolo para reabertura da Ponte Tancredo Neves entre Brasil e Argentina

Por Redação. Publicado em 23/08/2021 às 15:51.

Anunciado protocolo para reabertura da Ponte Tancredo Neves entre Brasil e Argentina.//

Décima baleia jubarte morte é encontrada no litoral do Paraná.//

A alta nos combustíveis impacta motoristas de aplicativo da região de Curitiba.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde

O governador da Província de Misiones, na Argentina, anunciou o protocolo de reabertura gradativa da Ponte Tancredo Neves, entre as cidades de Porto Iguaçu e Foz do Iguaçu. Mas ainda não existe uma data definida para que a população possa atravessar a fronteira da Argentina com o Brasil. O governo local prevê, na primeira fase de reabertura, que apenas turistas que estão com reservas em hotéis da região podem frequentar restaurantes, atrações artístistas e comércios. Neste momento, as autoridades estão criando um protocolo para o Duty Free Shop de Porto Iguaçu, que regule o acesso e as compras. Também será necessário apresentar exames negativos para Covid e comprovante de vacinação. A fronteira pela Ponte Tancredo Neves está fechada desde o início da pandemia, em março de 2020.

Neste domingo, mais uma baleia jubarte foi encontrada sem vida no litoral do estado. Desta vez foi em Pontal do Paraná. É o décimo caso registrado nos últimos três meses. A informação foi divulgada no perfil do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que monitora os animais marinhos. Na sexta-feira, outra baleia da mesma espécie, um macho juvenil, medindo quase oito metros, foi encontrado no Balneário Marissol, também em Pontal. O Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR informou que as causas das mortes das baleias seguem sendo investigadas por diversos pesquisadores no Brasil e junto a parceiros internacionais. A avaliação envolve o olhar para múltiplas hipóteses, inclusive sobre o potencial efeito das mudanças climáticas globais na produtividade do continente Antártico e nas correntes que influenciam na migração das baleias.

 

A alta nos combustíveis fez com que cerca de 30% dos motoristas de aplicativo da região de Curitiba procurassem outra fonte de renda. É o que aponta um levantamento da Associação União Nacional dos Motoristas de Aplicativo. Desde o início do ano, nove reajustes foram feitos, equivalente a um impacto de 51% na conta de abastecimento. Segundo representantes da associação, a carga horária de trabalho média dos motoristas atualmente é de 15 horas por dia. O último aumento da gasolina anunciado foi na metade de agosto, de 3,34% na refinaria. Em alguns estados do país, o litro do combustível passou de sete reais.