Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Anvisa aprova autoteste para covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 18/02/2022 às 10:25.

Anvisa aprova autoteste para covid-19

Paraná confirma mais 56 casos de H3N2

Colheita da soja e do milho estão avançadas no Paraná.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Manhã


A Anvisa aprovou nessa quinta-feira a primeira marca de autotestes para a covid-19 do país. O produto se chama “Novel Coronavírus Autoteste Antígeno” e é coletado por bastão no nariz. O resultado deve sair em 15 minutos. Segundo a agência, o teste deve ser realizado entre o 1º e 7º dia do início do sintoma, ou 5 dias depois de contato com uma pessoa infectada com o novo coronavírus. O exame não é válido como diagnóstico, documento para viagens ou para licença do trabalho. A ideia é que o autoteste seja usado como triagem e para permitir o auto isolamento precoce. A agência disponibiliza uma cartilha com informações sobre como aplicar o teste e como interpretar o resultado.

O Paraná confirmou mais 56 casos e dez óbitos em decorrência da gripe H3N2. Desde dezembro, o estado já registrou 2.037 casos e 98 mortes em 231 municípios paranaenses. Em janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença.

As condições climáticas favorecem as colheitas de soja e milho que seguem em ritmo avançado, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral). Foram colhidos 1,1 milhão de hectares de soja até esta semana, um total de 21% da área plantada. No ano passado, no mesmo período, tinham sido apenas 173 mil hectares, 3% do total daquele ano. Já o milho da primeira safra chegou a 26% de área já colhida, no último ano, tinham sido retirados 21% até meados de fevereiro.