Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Apenas 24% das empresas foram atrás do Auxílio Emergencial Paranaense

Por Jornalismo. Publicado em 19/07/2021 às 08:15.

Apenas 24% das empresas foram atrás do Auxílio Emergencial Paranaense.//

Com pandemia, UFPR faz vestibular diferente e vê 16 mil faltantes.//

Inmet e Marinha emitem alerta de de ressaca no litoral.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã 

 

Desde o mês de junho, o Paraná disponibilizou o Auxílio Emergencial Paranaense, para socorrer microempresas e microempreendedores individuais afetadas pela crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19. Segundo dados da Secretaria da Fazenda, quase 30 mil empresas já se cadastraram para receber o benefício. O número de empresas que têm direito, contudo, é bem maior: chega a 124 mil em todo o Estado. Ou seja, apenas 24% delas estão cadastradas para ter o benefício. Para saber se têm direito, a Secretaria afirma que é fundamental que empresas e empreendedores saibam como e onde fazer o cadastro, no portal auxilioemergencial.pr.gov.br.

 

A Universidade Federal do Paraná realizou neste domingo o vestibular 2020 / 2021. Tradicionalmente feito no fim do ano anterior, o vestibular da instituição teve que ser adiado três vezes por causa da pandemia da Covid-19. E, pela primeira vez, todas as provas foram aplicadas em um único dia. Um vídeo com a resolução das provas e os resultados foi divulgado neste domingo. Segundo a UFPR, um gabarito provisório será divulgado nesta segunda-feira, no site do Núcleo de Concursos. Ao todo, 39.696 candidatos estavam inscritos para as 5.383 vagas nos cursos da UFPR e mais as 70 vagas para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Paraná. Do total de inscritos, 16.537 mil faltaram.

A forte massa de ar polar que derrubou as temperatura neste final de semana ao Paraná pode causar ressaca no litoral paranaense. O alerta é da Marinha do Brasil e do Inmet. A passagem de um sistema frontal pode causar ventos de direção Oeste a Sudoeste e, posteriormente, sudeste a sul, com itensidade de até 100 km/h entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ventos de até 75 km/h na faixa litorânea entre Santa Catarina e Paraná podem ser registrados entre a manhã desta segunda-feira e noite de terça. Segundo o Inmet, trata-se de um alerta amarelo, ou seja, perigo potencial para pescadores e quem utiliza de embarcações.