Apenas neste ano, 117 acidentes foram registrados nas caneletas de ônibus de Curitiba.//
Acusado de espancar e deixar namorada em estado vegetativo vai a júri popular, no Paraná.//
Ministério divulga boletim inédito da febre maculosa no País.//
Com Jomar Valença
Entre 1º de janeiro e 20 de junho deste ano, o Batalhão de Trânsito registrou 117 acidentes nas canaletas de ônibus de Curitiba. Segundo a polícia, 59 destes acidentes deixaram vítimas, enquanto outros 58 não. Neste período foram registrados 20 atropelamentos envolvendo 21 pedestres e um óbito no local. Na tarde de ontem, um acidente terminou com a morte de um homem de 49 anos e o filho dele, uma criança de 3 anos, após serem atropelados por um ônibus biarticulado, quando atravessavam a canaleta.
**
Acusado de espancar e deixar namorada em estado vegetativo vai a júri popular, no Paraná. Conforme decisão da Justiça, acusado será julgado por violência doméstica, tentativa de feminícidio e lesão corporal. Michele de Souza Brito foi agredida com socos e chutes na cabeça em 2019, em Paiçandu, quando tinha 32 anos. Agora, ela vive sem movimentos, sem conseguir falar e é alimentada por sonda, como sequelas das agressões, segundo a família. O acusado fugiu após o crime e foi preso apenas em dezembro de 2020, no Mato Grosso do Sul.
**
O Ministério da Saúde divulgou nesta semana o boletim Vigilância da Febre Maculosa no Brasil. Segundo o documento, de 2007 a 2021, foram notificados 36.497 casos de febre maculosa no Brasil, uma média de 170 por ano nesse período. A febre maculosa é causada por uma bactéria, transmitida pela picada do carrapato. É uma doença infecciosa e febril aguda. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade.