Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Arcebispo de Cascavel morre por complicações da covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 12/03/2021 às 09:27.

Arcebispo de Cascavel morre por complicações da covid-19.// Umuarama adia para 5 de abril retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino.// Francisco Beltrão amplia atendimento para pacientes com covid.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

O arcebispo Mauro Aparecido dos Santos, de Cascavel, no oeste do Paraná, morreu por complicações da Covid-19, nesta quinta-feira. Ele tinha 67 anos e era bispo da arquidiocese desde 2007. Dom Mauro testou positivo para a doença em 16 de fevereiro e foi internado em um hospital particular da cidade. No dia 19 de fevereiro, o religioso apresentou piora no quadro de saúde e foi transferido para a UTI da ala Covid-19. Além de Cascavel, ele também passou pelas dioceses de Jacarezinho, Campo Mourão e Umuarama. O religioso presidiu a regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre 2014 e 2021.

A prefeitura de Umuarama, no noroeste do Paraná, adiou para o dia 5 de abril a volta às aulas presenciais na rede municipal de educação. A gestão disse ainda que não há previsão para retorno dos Centros Municipais de Educação Infantil. O Governo do Paraná autorizou a volta às aulas na rede pública a partir do dia 15 de março. Apesar disso, a prefeitura disse que optou por adiar o retorno por causa do agravamento da pandemia. Umuarama tem 22 escolas municipais.

A Prefeitura de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, readequou o funcionamento da rede de saúde para ampliar o atendimento de pacientes com a Covid-19, após aumento da demanda nas últimas semanas. As mudanças são válidas a partir de sábado. Segundo a prefeitura, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade passará a receber apenas moradores com sintomas do novo coronavírus, além de casos de urgência encaminhados pelo Corpo de Bombeiros ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com a reorganização do atendimento, a capacidade de internamentos passará de 16 para 32 pacientes. O Centro de Saúde da Cidade Norte começará a funcionar 24 horas para absorver a demanda da UPA, que não seja relacionada a Covid. Duas unidades de saúde serão fechadas temporariamente para reforçar as equipes que atuam na UPA.