Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Área desmatada cresce 26% no Paraná em 2021

Por Jornalismo. Publicado em 20/07/2022 às 07:58.

Área desmatada cresce 26% no Paraná em 2021

Municípios alertam sobre falta de medicamentos no estado

Menos da metade dos empresários do comércio está confiante neste semestre.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


O Paraná teve um crescimento de 26% na área desmatada em 2021, em comparação com 2020. Foram mias de 7mil hectares de área devastada no último ano. Além disso, apenas 1 a cada 5 áreas desmatadas identificadas entre 2019 e 2021 conta com ações de fiscalização já em andamento. O número é ainda pior no que se refere a alertas de desmatamento no mesmo período: apenas 11,8% estão sendo fiscalizados. Os dados são do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil.

A Associação dos Municípios do Paraná alertou o Ministério da Saúde sobre a falta de medicamentos na saúde básica do estado. Segundo levantamento, 85% dos 277 municípios pesquisados relatam escassez de amoxicilina, dipirona, dipirona injetável prednisolona, azitromicina, ambroxol, entre outros. Em alguns casos, a situação já acontece há mais de 90 dias e, na maioria, há pelo menos um mês. Apenas um em cada 10 municípios tem previsão de normalização do abastecimento.

Menos da metade das empresas do comércio e serviços está otimista para este semestre, segundo pesquisa do Sebrae e Fecomércio. 38,7% acreditam que o faturamento da empresa vai ficar estável. 8,7% estão pessimistas e 2,9% não se posicionaram. Entre as principais dificuldades apontadas estão o alto custo das mercadorias, a instabilidade econômica, a diminuição do poder de compra dos clientes e a carga tributária.