Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Artistas negros recebem ataques racistas em evento virtual em Maringá

Por Jornalismo. Publicado em 14/04/2021 às 16:43.

Durante evento cultural online em Maringá, artistas negros foram ofendidos por meio de postagens. Prática é crime e pode render até 5 anos de prisão para o ofensores.

A pandemia fez com que os eventos culturais migrassem para a internet. O que significa que além de espectadores, os participantes têm a chance de se comunicar com os artistas. Além da troca de ideia e experiência, a internet, infelizmente, é também lugar de ofensas, muitas vezes criminosas, quando se trata de racismo, por exemplo.

E um caso que chamou a atenção em todo Paraná nesta semana aconteceu em Maringá, durante o Festival Afro-brasileiro de Maringá, promovido pela Secretaria de Cultura da cidade. Ao final das apresentações online, os artistas Mestre Raiz e Liberta Maré, da Associação de Capoeira Mandinga-Ê, receberam ataques racistas que foram postados nos comentários da plataforma que transmitia o evento.

A advogada, doutora em Direito. Professora da pós-graduação de Direito Penal e Processo Penal da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Clara Maria Roman Borges, afirma que esse tipo de ataque é crime e deve ser investigado, os autores identificados.

SONORA

A advogada explica que os crimes praticados pela internet têm as mesmas consequências daqueles que acontecem presencialmente. Para garantir a investigação, é necessário reunir provas e saber onde denunciar.

SONORA

O secretário de cultura de Maringá, Victor Simião, acompanhou os artistas até a delegacia, onde registraram um Boletim de Ocorrência. Ele afirma que casos como esse ocorrido em Maringá precisam ser denunciados e evidenciados.

SONORA

Repórter Juliana Sartori