Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Assembleia Legislativa do Paraná deve concluir nesta segunda o texto do Código Estadual da Pessoa com TEA

Por Comunicação. Publicado em 01/04/2024 às 07:00.

Assembleia Legislativa do Paraná deve concluir nesta segunda o texto do Código Estadual da Pessoa com TEA

Universidades estaduais do Paraná estão com vagas abertas para novos alunos

Menino de 4 anos morre atropelado no Paraná

As informações com Mauro Contti


Na véspera do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, a Assembleia Legislativa do Paraná espera concluir o texto do Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O Código reúne leis e projetos de lei em um único diploma legal com o intuito de facilitar a pesquisa, acesso, conhecimento e, por consequência, aplicação de dispositivos ou busca dos direitos da pessoa autista. A Comissão Especial que elabora o Código se reúne hoje à uma hora da tarde para a votação do relatório final. O Plenário também recebe hoje, às 9h30, representantes de entidades, especialistas, familiares e pessoas com o Transtorno do Espectro Autista em uma grande Sessão Solene. A iniciativa é da deputada Flávia Francischini.

As universidades estaduais de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Oeste do Paraná (Unioeste) estão com processo aberto para o preenchimento de cerca de 8 mil vagas. O período de inscrições acaba nesta segunda. São opções de cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, em todos os turnos, nas modalidades de ensino presencial e a distância. São ofertadas vagas iniciais remanescentes dos vestibulares, para estudantes egressos do ensino médio ou graduados que queiram fazer um novo curso. Também são oferecidas vagas para o estudante quer mudar de curso e permanece na mesma instituição, ou quer trocar de instituição de ensino.

O município de Arapongas, na região Norte do Paraná, teve um episódio trágico neste final de semana. Um motorista, que estaria embriagado e sem Carteira Nacional de Habilitação, atropelou um menino de quatro anos, de acordo com informações da Polícia. A criança chegou a ser atendida, mas não resistiu aos ferimentos. As informações são de que o menino teria atravessado a rua correndo e o motorista não teria conseguido frear a tempo. A Secretaria Municipal de Educação de Arapongas emitiu uma nota de pesar pela morte da criança.