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Atendimentos do Procon-PR crescem 27% no primeiro semestre de 2025

Por Redação. Publicado em 28/07/2025 às 13:00.

Atendimentos do Procon-PR crescem 27% no primeiro semestre de 2025

Apostas online avançam no Paraná mesmo com dívidas em alta

As informações com Mauro Contti


O Procon-PR registrou 123.393 atendimentos entre janeiro e junho de 2025, aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2024, que teve 96.420 registros. O crescimento mais expressivo ocorreu nas demandas online, que passaram de 46.282 em 2024 para 70.235 neste ano, alta de 51,7%.
Os atendimentos presenciais também subiram, com 53.158 registros em 2025, frente a 50.138 no ano anterior, aumento de 6%. Bancos lideram as reclamações, seguidos por empresas de telecomunicações, varejo, saneamento, cadastros de inadimplentes e instituições sem fins lucrativos. Em 2024, os principais alvos incluíam shoppings e canais de desconto.
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Mais de um quarto dos paranaenses fez apostas online em 2025, segundo a pesquisa “Retrato Econômico do Paraná”, realizada pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Paraná. O levantamento mostra que 28,31% da população apostou em plataformas digitais neste ano, e quase um terço usou recursos que tinham outra destinação. O dado preocupa, já que 60% dos entrevistados afirmaram ter cortado gastos no primeiro semestre, e 40% contraíram dívidas, principalmente no cartão de crédito e com empréstimos.
Para tentar equilibrar o orçamento, a população reduziu despesas com alimentação fora de casa (25,34%), cuidados pessoais (18,88%), transporte (16,14%) e viagens (13,11%). Outros cortes atingiram a compra de roupas, serviços de streaming e lazer. Os itens que mais pesam no bolso dos paranaenses são alimentos (41,3%), combustíveis (21,45%) e aluguel (19,12%).