Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Audiência pública discute retorno às aulas presenciais e status de serviço essencial

Por Jornalismo. Publicado em 10/02/2021 às 16:43.

A educação tem sido tema de destaque e embates na Assembleia Legislativa do Paraná. A oposição é contra o retorno das aulas e o enquadramento como atividade essencial proposta do executivo que corre em regime de urgência.

 

Nesta quarta-feira uma audiência pública discutiu o retorno das aulas presenciais pelo formato híbrido no estado. A iniciativa é do deputado Professor Lemos (PT), líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná. Lemos diz estar preocupado com a determinação estadual a respeito da volta às aulas e citou o caso do Amazonas. 

SONORA

Nessa terça-feira, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte apresentou o cronograma de retorno das atividades escolares e as medidas de segurança para toda a comunidade escolar. O início das aulas permanece no dia 18 no formato virtual, mas o modelo híbrido, com aulas presenciais e online foi adiado para dia 1º de março. O secretário de Estado da Educação, Renato Feder, destacou que os alunos que não têm acesso a celular ou televisão terão prioridade na aula presencial e a orientação é para que eles não entrem no sistema de revezamento.

SONORA

Paralelamente, tramita na Assembleia Legislativa uma proposta do governo estadual para transformar a educação em atividade essencial. Ela foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça nesta quarta, com a discordância do deputado Tadeu Veneri (PT).  Em seguida, a matéria que tramita em regime de urgência foi analisada pela Comissão de Educação, onde recebeu parecer favorável da deputada Maria Victoria (PP),e teve pedido de vista pelo deputado Professor Lemos (PT). O projeto volta a ser discutido pela Comissão de Educação na segunda-feira e deve passar ainda pela Comissão de Saúde para poder ser analisado pelos deputados no Plenário em primeira discussão.