Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aulas da rede estadual de ensino passam a ser transmitidas online e pela TV

Por Jornalismo. Publicado em 07/04/2020 às 09:21.

Aulas da rede estadual de ensino passam a ser transmitidas pelo canal do YouTube, por três canais digitais e pelo aplicativo Aula Paraná. Informações com Grasiani Jacomini.

 

 

 

 

 

 

Giro de Notícias COM TRILHA

 

Giro de Notícias SEM TRILHA

 

Mais de um milhão de alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio assistiram ao primeiro dia de aulas à distância, lançado pela Secretaria de Estado da Educação nesta segunda-feira (6). As aulas da rede estadual de ensino passam a ser transmitidas pelo canal do YouTube, por três canais digitais e pelo aplicativo Aula Paraná durante o período de pandemia. O aplicativo já foi disponibilizado para ser baixado pelos alunos, mas ainda não está em funcionamento. Nos três canais de tv, as aulas começarão às 8h15 no período da manhã, e no período da tarde às 13hs. De acordo com informações do governo estadual, serão cinco aulas diárias com 20 minutos de intervalo.

 

Um projeto de lei, encaminhado pelo governo do Estado nesta segunda-feira (6) para a Assembleia Legislativa do Paraná propõe a criação de um auxílio emergencial no valor de R$ 50 durante três meses para os paranaenses mais vulneráveis. O valor deve ser utilizado exclusivamente para compra de produtos alimentícios que compõem a cesta básica e é uma medida que complementa o auxílio proposto pelo governo federal. O benefício será operacionalizado por meio de um voucher ou outro modo que assegure crédito para futuras despesas nos mercados credenciados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. O texto aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa, deve passar pelas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças, para então retornar ao plenário para segunda votação prevista para esta terça-feira (7).

 

Oito das dez cidades mais populosas do Paraná acompanharam o desempenho estadual e tiveram redução na taxa de homicídios dolosos no ano passado. A queda foi em média de 20,4% no comparativo com 2018, mais que o dobro da média paranaense (9%). São elas Curitiba, Cascavel, Ponta Grossa, Colombo, Maringá, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Paranaguá. A maior redução ocorreu em Cascavel. A cidade da Região Oeste fechou 2019 com 35 mortes, 18 a menos do que no ano anterior (34%), seguida por Colombo (-23%), Maringá (-22,5%), Foz (-20,4%), Ponta Grossa (-18,6%), Curitiba (-16,3%), São José dos Pinhais (-14,4%) e Paranaguá (-13,8%). Os números são da Secretaria de Estado da Segurança Pública.