Aulas e testes para condução de veículos estão sendo retomadas gradativamente no Paraná, depois da interrupção causada pelo isolamento social. Para isso, o Detran está adaptando as regras para as autoescolas e fazendo orientações a candidatos, instrutores e avaliadores para os exames.
Foto: Divulgação
O Detran está liberando gradualmente as atividades relacionadas à obtenção de habilitação no estado. Desde a semana passada, estão permitidas as aulas práticas. Nesta segunda-feira a instituição voltou a realizar provas teóricas presenciais e a partir da próxima semana já podem ser agendados exames práticos. Conforme o coordenador de Habilitação do Detran Paraná, Larson Orlando, todas as medidas seguem as normas de proteção dos órgãos de saúde contra o novo coronavírus.
ÁUDIO
No caso das aulas teóricas, uma deliberação publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no fim de abril permitiu a sua realização de forma remota e online. Para isso, o conteúdo, a carga horária e a duração das aulas precisam seguir os mesmos critérios das aulas presenciais. A plataforma deve possibilitar a validação da presença do instrutor de trânsito e dos alunos por meio de reconhecimento facial no começo e no final da aula, fazendo com que ela precise ser acompanhada ao vivo. Segundo o coordenador de habilitação, o órgão não pode fazer previsões sobre por quanto tempo será permitido o uso da plataforma.
ÁUDIO
O Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Paraná foi procurado pela nossa produção para comentar sobre estas medidas, mas não se posicionou até o fechamento desta reportagem.
Repórter Amanda Yargas