Aulas presenciais no Paraná só voltam após vacinação de professores, diz governador.// Variante mais agressiva do coronavírus é a que mais circula no Paraná, comprova estudo.// Sem estoque, Curitiba suspende aplicação da 1ª dose da vacina em idosos acima de 65 anos.///
As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Manhã COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA
Em entrevista à imprensa, o governador Ratinho Júnior afirmou que as aulas presenciais na rede pública estadual de ensino do Paraná só devem ser retomadas a pós a vacinação dos professores e trabalhadores da educação. Ratinho Jr prevê que a vacinação da categoria deve acontecer em abril, após a imunização de todos os paranaenses com mais de 60 anos, e que as aulas devem retornar a partir de maio. A decisão, segundo o governador, veio após a chegada da nova cepa do coronavírus, que coloca os professores em maior risco. Enquanto isso, as aulas remotas serão mantidas pelo Estado.
Um estudo realizado a partir de 80 amostras de pacientes com Covid-19 coletadas na segunda semana de março no Paraná apontou que 46,2% delas correspondem à linhagem P.1, variante amazônica do coronavírus que circula desde o ano passado no País. De acordo com esse relatório, ela é predominante entre nove variantes identificadas no Estado. A análise da Rede Genômica Fiocruz foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com o Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) e a Universidade Federal do Paraná, com supervisão do Laboratório Central do Estado. Os dados ajudam a comprovar a circulação de mais variantes do vírus SARS-CoV-2 no Estado.
A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos de 65 a 69 anos foi suspensa em Curitiba a partir desta quarta-feira. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a retomada do cronograma depende do recebimento de mais doses do Ministério da Saúde. Enquanto as novas doses não chegam, a Secretaria Municipal da Saúde segue com o cronograma para aplicação da segunda dose da vacina para idosos que foram imunizados com a Coronavac e para os profissionais de saúde.