Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Aumento do ICMS deve ser votado nesta terça (12) na Assembleia Legislativa

Por Comunicação. Publicado em 12/12/2023 às 13:21.

Aumento do ICMS deve ser votado nesta terça (12) na Assembleia Legislativa.//
Vereador de Cianorte tem mandato cassado por acusação de furto de energia.//
Brasil é um dos países mais perigosos para defensores de direitos.//

Com Jomar Valença

O projeto que trata do aumento nas alíquotas do ICMS no Paraná deve ser votado na sessão plenária desta terça-feira (12). O principal aumento previsto é para a tarifa de energia elétrica, com reajuste de 18% para 19%. O reajuste previsto também deve se estender para a água mineral, bebidas alcoólicas, produtos de tabacaria e joalheria. Nestes casos, o reajuste será de 17% para 17,5%. A discussão vai ser retomada após pedido de vista protocolado pelo deputado Requião Filho (PT).
**
O vereador Edvaldo Matias de Oliveira (Patriota), do município de Cianorte (PR), teve o mandato cassado por conta de uma denúncia de furto de energia elétrica, prática que teria ocorrido em 2014. A denúncia contra o parlamentar, conhecido como Edvaldo “Estância Luana”, foi apresentada pelo Partido Verde, com base na acusação de quebra de decoro parlamentar.
**
O Brasil é um dos países mais perigosos para defensores de direitos. O levantamento das organizações Terra de Direitos e Justiça Global mostrou que, de 2019 a 2022, o Brasil registrou 1.171 casos de violência contra defensores de direitos humanos, com 169 pessoas assassinadas.