Avanço da mineração dispara alerta ambiental no Paraná.//
Vereadores de Guarapuava aprovam reajuste de 14,49% nos próprios salários .//
Ladrões furtam doações para refugiados ucranianos, em Prudentópolis.//
Com Jomar Valença
A mineração avançou no Paraná em 2021, com 170 das 759 novas extrações autorizadas no ano passado no território brasileiro. À frente de Minas Gerais (163), de São Paulo (129) e de Santa Catarina (91), o número disparou um alerta ambiental no estado, já que a maior parte das liberações são para a extração de areia – uma atividade que ameaça rios, cavernas e reservas naturais. Por trás do avanço, está a expansão das mineradoras de areia no Noroeste do estado. Atualmente, o Paraná tem 1.068 pontos de retirada de areia cadastrados pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O levantamento é do plural.jor.
**
A Câmara de Guarapuava, na região central do Paraná, aprovou um reajuste de 14,49% nos salários dos vereadores, durante sessão feita na noite de terça-feira (25). Com isso, os salários dos parlamentares sobe para R$ 10,5 mil. De acordo com o Projeto de Lei Complementar, o reajuste compreende o índice de inflação.
**
Ladrões furtaram doações que foram feitas para refugiados ucranianos que estão morando em Prudentópolis, na região central do Paraná, segundo a Polícia Militar (PM). O crime foi percebido na tarde de terça-feira (24). As doações estavam armazenadas em uma propriedade que fica perto da Paróquia São Josafat. Ao todo, foram furtados 150 quilos de alimentos, seis malas, quatro sacos de roupas, produtos para higiene e fraldas infantis.