Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Prefeitura de Pato Branco faz baile experimental para testar medidas de segurança contra a Covid

Por Jornalismo. Publicado em 11/05/2021 às 15:46.

Prefeitura de Pato Branco faz baile experimental para testar medidas de segurança contra a Covid.// Após nota da Anvisa, Secretaria de Saúde de Curitiba informa que gestantes recebem imunizante da Pfizer.// Audiência pública debate novo modelo do pedágio com moradores da Lapa, São Mateus do Sul e região.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná realiza mais uma audiência pública de forma remota nesta quinta-feira para debater o modelo de concessão proposto pelo Governo Federal para as rodovias no estado. Serão ouvidos moradores, sociedade civil organizada e entidades de classe das cidades da Lapa, São Mateus do Sul, e região. A audiência pública começa às 9 horas e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Poder Legislativo. A região será afetada pelo Lote 1 da concessão, em uma extensão de 470 km, que abrange também trechos da rodovia BR-277. A Frente Parlamentar sobre o Pedágio já realizou audiências de forma presencial nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Cornélio Procópio, Guarapuava, Francisco Beltrão e Apucarana. Outros debates aconteceram de forma remota com a população das regiões de Umuarama, Telêmaco Borba/Ortigueira, Paranavaí, Litoral, Ponta Grossa e Campo Mourão.

 

A Prefeitura de Curitiba informou que está usando a vacina da Pfizer para imunizar grávidas. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira. Na noite de ontem, a Anvisa emitiu uma recomendação para que gestantes não sejam vacinadas com o imunizante da AstraZeneca. Curitiba iniciou a vacinação de gestantes e puérperas na segunda. Para ser vacinada, a gestante precisa apresentar a carteirinha de pré-natal, resultado positivo de gravidez em exame feito em laboratório ou declaração médica emitida pelo Conselho Regional de Medicina. A Secretaria de Estado da Saúde disse que o Paraná está analisando a orientação da a Anvisa para emissão de nota técnica. Além disso, a pasta aguarda orientação formal do Plano Nacional de Imunização. O secretário Beto Preto afirmou que irá seguir o que a Anvisa determinar, mas que não é o momento para se criar “tabus”, já que gestantes receberam o imunizante da AstraZeneca.

 

Um baile com 375 pessoas foi autorizado pela Prefeitura de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, para testar medidas de segurança contra a Covid-19. O evento foi acompanhado pelo setor de Saúde do município. Segundo a prefeitura, o baile teve medidas de segurança. O processo envolveu a aferição de temperatura e uso de tapetes sanitizantes. No local havia mesas, onde só poderiam ficar pessoas que fizessem parte de uma mesmo núcleo familiar ou de contato diário. O evento também autorizou uma pista de dança, com controle eletrônico para limitar o número de casais. As duplas tiveram que usar máscara e manter distância de três metros. Todos que estiveram no baile tiveram que fornecer dados pessoais. A Vigilância Sanitária disse que vai monitorar todos os participantes.