Apreensão ocorreu no âmbito da Operação Ágata, que além da Receita Federal, participam a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar do Paraná, Marinha do Brasil e Guarda Portuária.
Por Marinna Prota
Nesta segunda-feira (27), agentes da Receita Federal, das Polícias Civil e Militar, da Marinha do Brasil e Guarda Portuária apreenderam um carregamento de cocaína escondido em um contêiner refrigerado vindo do Caribe. O dispositivo de armazenamento estava vazio, sem carga. Como a rota mais comum do tráfico tem origem nas Américas e destino na Europa, a hipótese mais provável é que a droga tenha sido inserida no motor em algum país produtor, porém por algum motivo não pôde ser retirada pelos traficantes na Espanha. O contêiner então seguiu para ser reutilizado com outras cargas e seu conteúdo ilícito não teria sido detectado na República Dominicana, e só foi encontrado na chegada ao Brasil, com o uso do escâner da Receita Federal. Ao todo haviam 30,5kgs da droga escondida no contêiner.
Um helicóptero da Receita Federal transportou o produto apreendido para a sede da Polícia Federal, em Curitiba. Com mais esta apreensão em 2023 já foram confiscados 137,5 kg de cocaína no porto. Em 2022, foram encontrados 1.114 kg de cocaína no complexo portuário.