Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Barreiras sanitárias voltam a funcionar no acesso ao litoral

Por Jornalismo. Publicado em 28/12/2020 às 10:02.

Barreiras sanitárias voltam a funcionar no acesso ao litoral./// Mais da metade dos brasileiros é contra a obrigatoriedade do voto./// Balanço das concessionárias mostra que paranaenses viajaram no feriado do Natal.///

 

Giro de Notícias COM TRILHA

Giro de Notícias SEM TRILHA

Começaram as barreiras sanitárias em três estradas que dão acesso ao litoral paranaense. As blitze educativas acontecem em três postos do Batalhão de Polícia Rodoviária do Paran: Coroados, Alexandra e Pontal do Paraná. Além de policiais, as barreiras contam com apoio de funcionários das prefeituras do Litoral. Segundo o secretário de Segurança, Romulo Marinho Soares, os carros serão parados por amostras: “Todos os ocupantes do carro passarão por medição de temperatura, além de receberem informações sobre a Covid-19. Documentos dos veículos serão verificados, assim como a carteira dos motoristas”. Ele também informou que em caso de alteração de temperatura, os cidadãos terão a opção de seguirem aos postos de saúde de Matinhos ou retornarem ao município de origem. As barreiras seguem até pelo menos o dia 31 de dezembro.

A maioria dos brasileiros é contrária à obrigatoriedade do voto atualmente em vigor no país, aponta levantamento nacional feito pelo Datafolha. Segundo o instituto, 56% dos entrevistados são contrários à obrigação de comparecer às urnas, ante 41% que se dizem favoráveis a esse dever.Foram ouvidos 2.016 brasileiros adultos que possuem telefone celular de todas as regiões brasileiras.

O movimento nas estradas que ligam Curitiba às praias do Paraná e Santa Catarina, ao interior do Estado e a São Paulo foi grande durante todo o feriado de Natal, apesar de autoridades de Saúde pedirem que os cidadãos não viajem por conta da pandemia de Covid-19. Na BR-277, que liga Curitiba ao Litoral paranaense, o movimento chegou a 1500 carros por hora na quarta (23) e neste domingo (27), o dobro do normal, segundo a concessionária Ecovia, que administra o trecho. Na BR-376, entre a capital do Paraná e o litoral catarinense, o movimento era alto também no fim da tarde de domingo com vários pontos de retenção e congestionamento, principalmente próximo a Garuva, a Joinville e a Camboriú, onde a rodovia se chama BR-101.