Medida da Urbs dispensa renovação anual do cadastro para mais de 215 mil usuários do cartão isento, utilizando tecnologia de biometria facial.
Por Marinna Prota
A Urbanização de Curitiba (Urbs) anunciou uma mudança para os usuários idosos do transporte público da cidade. A renovação anual do cadastro, conhecida como “prova de vida”, não será mais necessária para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos que possuem o cartão-transporte isento. Essa ação deve beneficiar os mais de 215 mil usuários do cartão.
Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, essa inovação traz praticidade aos idosos, eliminando a necessidade de deslocamento até postos de atendimento. A solução adotada é a biometria facial, tecnologia presente em todos os validadores do transporte coletivo, que utiliza pontos-chave do rosto para identificação única.
SONORA
Caso haja suspeita de uso indevido, agentes de fiscalização da Urbs vão bloquear o cartão até que a pessoa idosa compareça a um posto de atendimento para desbloqueio mediante atualização dos dados.
SONORA
Além disso, a Urbs destaca que pessoas com deficiência, aposentados por invalidez ou patologias passarão a realizar a revalidação da isenção a partir de 2 de janeiro, de acordo com o mês de aniversário. A isenção possui validade de um ano, e o beneficiário deve requerer a renovação junto à Urbs até 30 dias antes do vencimento.