Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Bombeiros na linha de frente para salvar vidas

Por Jornalismo. Publicado em 02/09/2020 às 18:14. Atualizado em 04/09/2020 às 18:06.

A campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, conta com uma instituição que atua diariamente na linha de frente para impedir que pessoas atentem contra a própria vida. É o Corpo de Bombeiros do Paraná.

 

 

 

Só em 2020, a Corporação já atendeu 456 ocorrências dessa natureza. Ou seja, situações em que os bombeiros trabalharam para evitar fatalidades. Em várias delas, devido ao treinamento adequado e abordagem humanizada, foi possível salvar vidas. Segundo informações dos Bombeiros, nos últimos anos houve um aumento desses atendimentos. Percepção que acompanha o cenário no Brasil e no mundo. Afinal, o suicídio é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, atentados contra a própria vida são a quarta maior causa de morte entre esse público, segundo o Ministério da Saúde.

O 2° Tenente do 7° Grupamento de Bombeiros Fellipe Pacheco dos Santos Lima relata um acontecimento recente em Curitiba, que evitou que um jovem perdesse a vida.

ÁUDIO

Após atendimento da vítima, o tenente explica que existe todo um protocolo de encaminhamento para garantir ajuda e tratamento para a pessoa que passa por essa situação.

ÁUDIO

Quando qualquer cidadão perceber uma situação de risco à vida, o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar do Paraná devem ser acionados.

ÁUDIO

 

De Curitiba, Juliana Sartori