
Além do bônus, outra notícia da Itaipu que pode impactar em redução de preços é o acordo sobre a tarifa de energia anunciado nesta semana pelo Ministério de Minas e Energia
Juliana Sartori
O saldo da conta de comercialização da energia hidrelétrica de Itaipu ficou positivo em quase R$ 400 milhões em 2023. São recursos que vão ajudar a reduzir a conta de luz em julho, segundo informações divulgadas pela usina binacional.
Esses valores, que vão ser revertidos em uma espécie de “bônus” aos consumidores, referem-se ao que foi devolvido pelas distribuidoras de energia conforme diferimentos de repasse tarifário com base nos saldos da “Conta Itaipu”, que é resultado de todos os créditos e débitos de comercialização de energia da usina.
De acordo com a Itaipu, esse desconto será direcionado a unidades consumidoras de até 350 kilowatts-hora (KWh) mensais, variando conforme o consumo individual mensal – ou seja, quem gastou mais energia ganha um crédito maior.
Outra notícia que pode impactar em redução de preços é o acordo sobre a tarifa de energia anunciado nesta semana pelo Ministério de Minas e Energia, após reunião do ministro Alexandre Silveira, em Assunção, com o presidente do Paraguai, Santiago Peña. Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o acordo traz benefícios para o consumidor brasileiro, ao não permitir reajustes nos próximos três anos e prever reduções tarifárias a partir de 2027.
SONORA