Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Botão do Pânico está disponível para todo o Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 09/07/2021 às 15:49.

Botão do Pânico está disponível para todo o Paraná

Santa Casa de Londrina fecha o pronto-socorro.//

Delegacia de Guaratuba abre inquérito para apurar as causas do acidente do ônibus com o Umuarama Futsal.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde.

A Santa Casa de Londrina, na região norte do Paraná, fechou o pronto-socorro diante da alta demanda por atendimentos, na noite de quinta-feira. Segundo o hospital, a lotação não é provocada pela pandemia de Covid-19, mas por casos clínicos e acidentes. Por causa disso, a instituição orientou para que as pessoas não procurem por atendimento diretamente na Santa Casa. A orientação é para que pacientes entrem em contato com serviços de socorro ou procurem outros hospitais. A instituição informou que reavalia a decisão nesta sexta.

A partir de agora, o mecanismo de defesa de mulheres – Botão do Pânico Paranaense – está disponível para todo o Estado através das 161 Comarcas do Judiciário. A Lei Estadual 1que implantou o sistema é de autoria da deputada estadual e procuradora da mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cristina Silvestri (Cidadania). O dispositivo digital está disponível através do Aplicativo 190, da Polícia Militar, para mulheres que possuem medida protetiva de urgência e que recebem autorização do judiciário para o uso. Números do Tribunal de Justiça do Paraná mostram que, em todo o Estado, são quase 30 mil mulheres com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça, que poderão ser beneficiadas pelo projeto.

A Delegacia de Guaratuba, no Litoral do Paraná, abriu inquérito para apurar as causas do acidente que matou duas pessoas e deixou outras 20 feridas na BR-376. O ônibus levava integrantes do Umuarama Futsal para Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, onde a equipe disputaria uma partida pela Copa do Brasil. O tombamento aconteceu no quilômetro 667 da Serra do Mar, nas proximidades da Curva da Santa. De acordo com o delegado Leandro Albuquerque Stábile, a investigação está na fase inicial e aguarda laudos periciais e imagens de câmeras de segurança para avançar.