Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Brasil tem 592 casos confirmados de varíola dos macacos

Por Comunicação. Publicado em 22/07/2022 às 13:30.

Brasil tem 592 casos confirmados de varíola dos macacos.//
Grávida chama polícia para evitar agressões de companheiro, em Maringá.//
Paraná registra maior número de mudanças de nome e gênero nos cartórios em três anos.//

Com Jomar Valença

O Ministério da Saúde contabilizou, até esta quinta-feira (21), 592 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. A maioria dos casos (429) está em São Paulo, seguido do Rio de Janeiro (85) e Minas Gerais, com 32 casos. O Distrito Federal tem 12 casos, o Paraná, 10, Goiás, 9, e a Bahia, 4. Até esta quinta-feira (21), a Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia sido notificada de mais de 14 mil casos em 72 países; o Brasil está entre os que têm os maiores números de infecções.
**
Em um intervalo de minutos, uma mulher grávida precisou acionar a Polícia Militar (PM) duas vezes para não ser agredida pelo companheiro, em Maringá, no norte do Paraná, durante a noite de quinta-feira (21). Após a primeira ligação, os policiais foram até o local, conversaram com o homem, que estava alterado, e, a pedido da mulher, ele saiu da casa. Minutos depois, a polícia foi acionada novamente, já que o homem retornou ao local e ameaçou a companheira com uma faca. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de Maringá.
**
Nos seis primeiros meses de 2022, os cartórios do Paraná registraram um aumento de 118% de casos em que pessoas formalizam a mudança de nome e gênero. Os dados são do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR). De acordo com o Irpen, no primeiro semestre de 2022, foram 70 alterações de nome e gênero em todo o Paraná. Em 2021, no mesmo período, foram 32 atos formalizados em cartório. A mudança é permitida desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2018.
**