Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cai 15% o número de doadores de sangue no Paraná; Hemepar pede sangue de tipo O

Por Redação. Publicado em 06/12/2023 às 11:43.

Em mês de festas e férias unidade solicita doações urgentes de sangue 

Por Marinna Prota

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) enfrenta novamente um desafio em dezembro, devido às festas e férias de fim de ano. O aumento no fluxo nas estradas durante as celebrações contribui para um maior número de acidentes de trânsito, elevando a demanda por sangue. A unidade, destaca a necessidade de doações, especialmente dos tipos O+ e O-.

Na última semana, o Hemepar registrou uma queda de aproximadamente 15% no número de doadores. De acordo com a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa, enquanto em dias normais a unidade em Curitiba recebe entre 160 a 190 doações diárias, esse número diminui para 100 a 120 durante o mês de dezembro.   

SONORA

Para ser um voluntário, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 quilos, estar em boa saúde, bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Homens podem doar a cada dois meses, enquanto mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação. 

Cada doador tem aproximadamente 470 ml de sangue coletado, e diariamente cerca de 700 bolsas são encaminhadas para hospitais, totalizando mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano.  

As doações podem ser feitas nas unidades do Hemepar em todo o estado, com ou sem agendamento. Na capital, o atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 18h. No site do Hemepar é possível fazer o agendamento e verificar o horário de atendimento das demais unidades.