
CALENDÁRIO DE VENCIMENTO DO IPVA COMEÇA HOJE NO PARANÁ
CAMPO MAGRO DECRETA CALAMIDADE FINANCEIRA, PREFEITURA TEM MAIS DE 86 MILHÕES EM DÍVIDAS
TRANSFORMADOR DE ITAIPU VAI PEGAR 20 DIAS DE ESTRADA ATÉ BLUMENAU PARA MANUTENÇÃO
As informações com Mauro Contti
Os prazos para pagamento do IPVA começam nesta semana no Paraná. Tanto a cota única quanto a primeira parcela para quem quer pagar o imposto em 5x se encerram nas mesmas datas, conforme a placa do veículo. Finais 1 e 2 têm vencimento hoje, 3 e 4, amanhã, 5 e 6 na quarta, 7 e 8 quinta, 9 e 0 na sexta-feira. A alíquota é de 3,5% para carros e motos, com desconto de 6% para pagamento em cota única. Veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos. As guias devem ser emitidas no site da Secretaria Estadual da Fazenda.
A Prefeitura de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, decretou estado de calamidade financeira por 60 dias. Segundo a nova gestão, as dívidas herdadas somam 86 milhões de reais. Com o decreto servidores ficam impedidos de realizar jornada extra, despesa com hospedagem e transporte intermunicipal ou interestadual e ainda capacitações ou participação em congressos que gerem custo ao município. As repartições públicas devem reduzir o consumo de energia e de materiais. A prefeitura vai ainda rever contratos, que podem ser reduzidos ou rescindidos, e também funções gratificadas. Obras que não tenham recursos externos ou sejam emergenciais estão suspensas.
Um transformador da Usina Hidrelétrica de Itaipu está a caminho de Blumenau para manutenção. A viagem de 880 quilômetros, está prevista para durar 20 dias devido às condições de transporte. A peça pesa 122 toneladas e é levada por um caminhão plataforma com 39 metros de comprimento, três metros de largura e 124 rodas. Um segundo caminhão, usado como contrapeso em manobras, foi engatado na parte traseira. A velocidade máxima permitida para o comboio, que conta com batedores e com o apoio da Polícia Rodoviária Federal é de 40 km/h. Outras peças e 32 mil litros de óleo usados pelo equipamento já tinham sido enviados à cidade catarinense.