Turista tem a oportunidade de vivenciar o processo de produção do café, desde o plantio até a xícara; projeto promove o empoderamento feminino, além de gerar novas oportunidades de negócios e empregos na região.
Por Fernanda Nardo
O Paraná, um estado com uma rica tradição cafeeira, celebra um novo marco na valorização do trabalho feminino e no fomento ao turismo sustentável com o circuito turístico “Caminho dos Cafés das Mulheres”. A rota, que iniciou em 2021, percorre várias propriedades e fazendas administradas por mulheres em diferentes regiões do estado, como Pinhalão, e Tomazina. Estas mulheres se dedicam ao cultivo, colheita e processamento de grãos de alta qualidade. No Sítio São Luiz, em Tomazina, a produtora Maristela de Fátima da Silva Souza, conta que uma das grandes atrações é a oportunidade de vivenciar todo o processo de produção do café, desde o plantio até a xícara. As visitas incluem também degustações de cafés especiais, onde é possível apreciar a diversidade de sabores e aromas que caracterizam os grãos cultivados.
SONORA
O projeto promove o empoderamento feminino, além de gerar novas oportunidades de negócios e empregos na região. Além de gerar renda, Maristela reforça que hoje as mulheres que fazem parte do circuito estão redefinindo o papel delas no setor agrícola.
SONORA
A produtora Vanessa Rosa de Souza, do Sítio Santo Antônio, em Tomazina, que fabrica a marca de café “Meu Paraíso”, desde muito cedo já ajudava os pais na produção de café. Ela destaca que há um ano faz parte do circuito e, que atualmente, investe para tornar a produção cada vez mais sustentável. E faz isso de forma compartilhada com os visitantes.
SONORA
O Circuito de Turismo Rural Caminho dos Cafés das Mulheres é parte do trabalho que vem sendo desenvolvido com as produtoras de café da região Norte Pioneiro desde 2013. De acordo com a Extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IDR-PR, Luciana Soares de Moraes, o instituto trabalha com a organização e formação das mulheres que lidam com café. Atualmente onze municípios da região fazem parte do projeto.
SONORA
A gestão e agendamento de visitas fica por conta da Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, Amucafé. É possível fazer contato via WhatsApp (43-98809-3245); e também acessar pelo instagram @mulheresdocafenppr.