Com quase 4 mil casos confirmados da varíola dos macacos no Brasil, o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de prevenção da doença.
Por Marinna Prota
Para tentar esclarecer dúvidas sobre a varíola dos macacos, o Ministério da Saúde lançou uma campanha informativa sobre a doença. Os agentes públicos de saúde querem mostrar para a população que a principal forma de transmissão é através do contato físico ou com objetos infectados. Além disso, ao contrário da Covid-19, a taxa de letalidade da Monkeypox é baixa e a de transmissão também, como afirma o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
SONORA
Segundo o ministério, a prevenção deve ocorrer com a vacinação dos profissionais da saúde, mais expostos ao vírus. Desta forma, cerca de 50 mil doses de imunizante foram compradas e devem ser aplicadas em 25 mil profissionais, já que o esquema contempla duas doses da vacina. O ministro da Saúde ainda revelou que a campanha visa mostrar que o cuidado com a higiene e também o contato físico com doentes já é suficiente para evitar que a doença se espalhe.
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o Paraná tem 83 casos confirmados da varíola dos macacos. São 72 em Curitiba, 3 em Londrina, 2 em Araucária e Cascavel; 1 em Almirante Tamandaré, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Maringá.