O governo do estado lançou a campanha “Paraná Rosa”, em celebração ao Outubro Rosa. As ações vão acontecer em 43 municípios com a oferta de exames, palestras e atividades culturais.
Foto: AEN
Cerca de 3 milhões de mulheres devem ser atingidas com a campanha “Paraná Rosa” do Governo do estado, lançada nesta terça-feira. O objetivo é falar sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, além de promover ações de incentivo e cuidado com a saúde da mulher. As atividades acontecem ao longo do mês de outubro. Segundo o secretário de saúde do Estado Beto Preto, a intenção é que estes cuidados sejam estendidos para todos os meses do ano.
Na primeira etapa, a ações vão ser focada em 43 municípios do estado, com foco na saúde integrada da mulher, em um estilo de vida, de alimentação e da importância da atividade física. Todos estes são fatores que contribuem para a prevenção do câncer. Como afirmou o governador Ratinho Junior.
As primeiras cidades a receberem as ações são Cândido de Abreu, na região central do estado, e Coronel Domingo Soares, no sudoeste. Segundoi a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, vão ser ofertadas na unidades de saúde exames e palestras com profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física.
No Paraná a cada dia, dez novos casos de câncer de mama são registrados. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é que, apenas em 2019, serão registrados 3.730 novos casos da doença.
Em 2018 o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. O número de óbitos em decorrência da doença alcançou 1.012 mulheres no Paraná no ano passado. Até de junho deste ano, o Estado já realizou mais de 144 mil mamografias e mais de 295 mil exames preventivos de colo de útero.
Repórter Alexandra Fernandes