
Candidatos com covid-19 podem pedir adiamento do Enem. Outras doenças infectocontagiosas também permitem o benefício. Saiba mais na reportagem.
Foto: Divulgação
Participantes que forem diagnosticados com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa podem pedir reaplicação da prova do Enem. As datas oficiais dos testes são 17 e 24 de janeiro, no formato presencial e 31 e 7 de fevereiro no formato digital. Para quem solicitar o adiamento, a aplicação será em dias consecutivos em 23 e 24 de fevereiro. Milena dos Passos Lima, coordenadora editorial do Sistema Positivo de Ensino, conta que é preciso comprovação médica para pedir o adiamento.
SONORA
O pedido pode ser feito pelo site www.gov.br/inep ou pela central de atendimento pelo 0800616161. As doenças infectocontagiosas consideradas são coqueluche, difteria, doença invasiva por Iaemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19. Pessoas do grupo de risco realizam o teste em data normal, mas devem pedir atendimento especial.
A coordenadora também indica que quem vai para a prova presencial leve sua própria garrafa de água, para evitar a utilização de bebedouros e tome alguns cuidados adicionais.
SONORA
A data da reaplicação é a mesma do Enem PPL, para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Nesta quinta-feira, o prazo para que o responsável pedagógico de cada unidade prisional ou socioeducativa registre os participantes foi prorrogado até o dia 18 de dezembro. As unidades devem garantir a segurança e o sigilo na aplicação do exame dentro dos locais de prova indicados e também precisam ter um espaço físico adequado à aplicação das provas: um ambiente escolar coberto, silencioso, com iluminação, mesas e cadeiras em condições para a realização do exame.
Amanda Yargas