O Paraná teve aumento de mais de 25% no número de candidatos à prefeitura. Uma especialista em Direito Eleitoral avalia que foi a proibição das coligações para as eleições proporcionais o que elevou este número.
Disputam as eleições Paranaenses este ano mil340 candidatos a prefeito e 33mil813 candidatos à vereador. Cinco cidades do Paraná têm mais de 200 mil eleitores, exigência para a realização de um segundo turno. São elas Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Ponta Grossa. Apenas Ponta Grossa não teve aumento no número de candidatos em relação ao último pleito. O caso mais expressivo é o da capital, que dobrou quantidade de aspirantes à prefeitura. Em 2016 eram 8 e este ano são 16. Maringá teve um aumento que corresponde a mais de 60%, passando de 8 candidatos nas últimas eleições para 13.
As eleições 2020 são as primeiras em que os partidos podem coligar na candidatura à prefeitura mas não podem fazer o mesmo com os candidatos à Câmara Municipal. A advogada especialista em Direito Eleitoral Juliana Bertholdi avalia que foi essa mudança o que fez aumentar o número de partidos com candidatura própria ao cargo executivo.
SONORA
Segundo a advogada, o ponto positivo é que o posicionamento das candidaturas tende a ficar mais claro.
SONORA
Por outro lado, na opinião da advogada, o excesso de opções torna a escolha mais difícil para o eleitorado.
SONORA
Amanda Yargas