
Desenvolvedores de equipamentos hospitalares criaram uma cápsula respiratória para ajudar pacientes com covid-19. O novo dispositivo tem ajudado a liberar respiradores para pessoas em estado mais grave da doença.
Profissionais da saúde têm buscado alternativas para tratar a falta de oxigênio causada pela covid-19 nos seus pacientes. Os helmets ou capacetes de ar estão sendo utilizados em Curitiba para atender pessoas com sintomas mais brandos e que não necessitam de intubação.
A fisioterapeuta e coordenadora do serviço de fisioterapia em UTI, Juliana Thiemy Librelato explica como o dispositivo funciona.
SONORA
O intensivista e coordenador médico de UTI, Jarbas da Silva Motta Junior, conta que o dispositivo funciona como um capacete com filtros e exaustão antivirais e antibacterianos, que promovem a renovação do ar e criam uma pressão positiva para o paciente, que fica dentro da cápsula. Além de tornar o tratamento um pouco menos desconfortável.
SONORA
Juliana também descreve que o capacete também tem a função de proteger os profissionais de saúde, além de ajudar a evitar que os pacientes desenvolvam sintomas mais agudos.
SONORA
A tecnologia e o dispositivo foram desenvolvidos por uma empresa paranaense, que atende atualmente a todo o Brasil. O helmet foi aprovado pela Anvisa e tem sido utilizado, principalmente, por hospitais da rede particular de saúde.
Repórter Marinna Prota