Buscar por anúncios com referência de locais ou diretamente em imobiliárias com credibilidade é fundamental para não perder tempo e dinheiro na temporada, alerta polícia.
Por Fernanda Nardo
Com a chegada do feriado prolongado de Carnaval a procura de última hora por casas para alugar é grande, principalmente no Litoral. O crescimento da demanda e a pressa para fechar o negócio podem fazer com que a pessoa seja enganada. Os estelionatários chamam a atenção através de propostas fáceis e preços muito baixos para quartos, quitinetes e casas nas praias, geralmente dizendo que muitos estão querendo aquele lugar. Segundo o coordenador do Verão Paraná Viva a Vida pela Polícia Civil no Litoral, delegado Gil Tesseroli, geralmente a vítima só descobre que caiu em um golpe quando chega no lugar e constata que o imóvel não existe, ou que já está locado para outra pessoa.
SONORA
Ainda de acordo com o delegado, após a vítima demonstrar interesse pelo imóvel, o estelionatário envia fotos, vídeos e fornece informações que garantem uma suposta credibilidade à negociação. O golpe se efetiva quando a vítima deposita o valor de sinal para pagamento da locação. Nestes casos, a vítima deve procurar uma Delegacia da Polícia Civil para fazer denúncia e registrar o Boletim de Ocorrência. Segundo o delegado é importante levar as conversas por mensagens, imagens e comprovantes de depósitos, para que a equipe policial possa fazer as diligências necessárias que permitam a identificação e prisão do criminoso.