Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cascavel passa a ter unidades de saúde exclusivas para atendimento de pacientes com covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 22/02/2021 às 16:09.

Cascavel passa a ter unidades de saúde exclusivas para atendimento de pacientes com covid-19 // CMEI é fechada em Curitiba com casos de covid no primeiro dia de aulas presenciais.// Dom Laurindo Guizzardi, bispo emérito de Foz do Iguaçu, morre aos 86 anos.///

As informações com Juliana Sartori

Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

Três unidades de saúde de Cascavel, no oeste do Paraná, passam a atender apenas pacientes com covid-19 ou suspeita da doença a partir desta segunda-feira, segundo a prefeitura do município. A medida vale para as UBS Floresta, Nova Cidade e Santa Cruz. Segundo a prefeitura, o objetivo é atender a demanda crescente de pacientes com sintomas respiratórios. No domingo, os leitos de UTI do SUS para pacientes com covid-19 na macrorregião oeste do Paraná chegaram a 97% de ocupação, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Cascavel é a maior cidade da região, e também conta com o maior número leitos. Das 64 vagas de UTI do SUS para pacientes com sintomas de coronavírus, 60 estavam ocupadas.

O bispo Emérito da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Laurindo Guizzardi, morreu na manhã desta segunda-feira, aos 86 anos. Dom Laurindo estava internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti. Dom Laurindo foi diagnosticado com neoplasia maligna e foi internado várias vezes desde o ano passado e nas últimas semanas seguia o tratamento em casa. Laurindo Guizzardi nasceu em Nova Bassano, no Rio Grande do Sul, em 7 de julho 1934. Em 28 de novembro 2001, assumiu a Diocese de Foz do Iguaçu e em 20 de outubro de 2010 pediu aposentadoria. O Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia por limite de idade. De acordo com a Diocese, o velório acontece na nave Central da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe e é aberto ao público. No entanto, igreja pode ter até 30% de ocupação. Por meio de nota, a prefeitura e a Diocese de Foz do Iguaçu lamentaram o falecimento.

O retorno presencial das atividades da rede municipal de educação mal começou e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) já foi fechado por causa da contaminação por covid-19. O CMEI Marechal Rondon II, na regional CIC, foi fechado seguindo orientação das autoridades de saúde após a confirmação de dois casos de coronavírus entre servidores. O fechamento é por uma semana e nesse período o equipamento irá passar por sanitização. Começaram nesta segunda-feira as aulas para o primeiro grupo de aula presencial nas escolas para educação infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal de Curitiba.