
Adquirir e utilizar uma carteira de habilitação nacional (CNH) falsa é um crime previsto no Código Penal Brasileiro. Nesta semana, o Detran/PR identificou um homem tentando renovar a sua licença falsa em uma das centrais de atendimento do órgão. A atitude gerou consequências ao cidadão e levantou um alerta para quem se ilude com este tipo de recurso.
A prática de comércio de carteiras de habilitação falsas é considerada comum na internet, segundo explica o diretor geral do Detran Paraná, Wagner Mesquita.
SONORA
Nesta semana, um caso chamou atenção das autoridades, quando um homem, com uma cnh falsa compareceu ao Detran para renovar a licença.
SONORA
Só em 2019, cinco pessoas foram detidas após compareceram ao Detran com documentos falsos. As consequências para este tipo de crime são a punição de um a cinco anos de prisão, além de pagamento de multa. Wagner Mesquita ainda lembra que o processo para tirar a primeira habilitação possui várias oportunidades para os condutores conseguirem o documento legalmente.
SONORA
Todo o processo de habilitação custa em média 2.500 reais e deve ser feito através de uma escola de condutores credenciada pelo Detran Paraná.
Marinna Prota