Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

CASOS DE COQUELUCHE AUMENTAM 12% NO PARANÁ EM 3 SEMANAS

Por Comunicação. Publicado em 14/01/2025 às 13:00.

CASOS DE COQUELUCHE AUMENTAM 12% NO PARANÁ EM 3 SEMANAS

BR-277 PASSA POR INTERDIÇÃO PARCIAL PARA MANUTENÇÃO

 

PASSEIO DE TREM NA SERRA DO MAR É ESCOLHIDO COMO 14º MELHOR DO MUNDO

 

As informações com Mauro Contti


Em menos de um mês, os diagnósticos de coqueluche saltaram quase 12% no Paraná. Foram registrados dois mil 204 casos até 18 de dezembro, número que passou para dois mil 466 em 8 de janeiro. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde. Curitiba concentra a maior incidência (435 casos), seguida da regional de Londrina(275), e de Ponta Grossa (215). A coqueluche provoca crises de tosse intensa, que podem até causar vômitos e dificuldade de respirar. Se não for tratada pode levar à morte. É altamente transmissível principalmente pelo ar, mas pode ser prevenida com vacina disponível no sistema público de saúde.

A BR-277 passa por manutenção no km 43, na região de Morretes nesta semana. Até quinta-feira o trecho está parcialmente interditado no sentido litoral entre 7h30 da manhã e 6 horas da tarde, para remoção de pedras e vegetação no local. O fluxo segue em mão dupla pela pista sentido Curitiba. Segundo a concessionária EPR Litoral Pioneiro, a previsão é que na sexta-feira, o tráfego volte ao normal.

O Lonely Planet destacou o passeio de trem na Serra do Mar paranaense entre os 60 mais interessantes do mundo. O ranking é feito com base em avaliações de especialistas de diversos países. O trajeto no Paraná é o único brasileiro da lista e foi considerado o 14º melhor passeio ferroviário do planeta. O percurso tem cerca de 4 horas de duração, um trajeto de 65 quilômetros com 41 pontes, 13 túneis, com cenários de penhascos, cachoeiras e Mata Atlântica preservada.