Casos de dengue aumentam no Paraná.
Vendas de moto para mulheres crescem no Estado.//
Curitiba ganhará pirâmide solar.//
Com Jomar Valença
Os casos de dengue disparam no Paraná. Conforme o ultimo boletim da Secretaria estadual de Saúde, em uma semana, o Paraná registrou alta de 27% dos casos, com 1.872 novas confirmações. Desde o início do chamado ano epidemiológico, em agosto de 2022, o estado registrou oito mortes – três em Foz do Iguaçu, na região oeste. Ao todo, são 8.723 casos confirmados no estado. Por isso, a Sesa alerta para a necessidade de eliminar locais de risco para evitar a propagação da doença.
**
Em dez anos, o número de motos vendidas a mulheres saltou 78,4% no Paraná. A pesquisa da Abraciclo indica que, em 2022, foram cerca de 703 mil motocicletas comercializadas ao público feminino no estado, contra 400 mil em 2012. Conforme a associação, o preço da moto subiu 11% no ano passado, mas a alta não afugentou os clientes. Somente em 2022, 54.814 motos foram vendidas e 51.064 no ano anterior.
**
A inauguração de Pirâmide Solar, que acontece nesta quarta (29), marca aniversário de Curitiba. Os cerca de 8,6 mil painéis serão responsáveis pela captação da radiação solar, que deve resultar na economia de R$ 2,6 milhões por ano, segundo a prefeitura. A Pirâmide Solar do Caximba faz parte das estratégias da cidade para combater e minimizar as mudanças climáticas, por meio da produção de energia renovável.