Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Casos graves de dengue aumentam 15 vezes no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 01/03/2024 às 13:30.

Casos graves de dengue aumentam 15 vezes no Paraná

Vacinação contra a gripe será antecipada

Choro é declarado Patrimônio Cultural do Brasil

As informações com Mauro Contti


Os casos severos da dengue no Estado saltaram de 84 pacientes, nos dois primeiros meses de 2023, para 1.277 em janeiro e fevereiro de 2024. Um aumento de quase 20 vezes, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). O número de mortes também aumentou de 2 para 22 no período analisado. Já os casos de dengue no Paraná aumentaram quase 20 vezes. Números saltaram de 2.510 nos dois primeiros meses de 2023 para 49.378 no mesmo período deste ano, segundo dados da Sesa.
*
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai começar no dia 25 de março. Em nota, o Ministério da Saúde informou que a imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, foi antecipada este ano em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba informou que, ao chegarem as vacinas, o município vai seguir a orientação. Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deve aguardar o informe técnico sobre as orientações da campanha para a divulgação.
**
O choro musicado pelo conjunto de bandolim, flauta, violão 7 Cordas, pandeiro, cavaquinho e clarinete em rodas por todo o país, a partir desta quinta-feira (29) é Patrimônio Cultural do Brasil, o que significa ser reconhecido como parte da cultura e da história do país. Atualmente, além do choro, o Brasil tem outros 52 bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural pelo Iphan, entre eles o frevo, a roda de capoeira e o maracatu.