Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cataratas do Iguaçu registram vazão cinco vezes maior que a média

Por Redação. Publicado em 10/12/2024 às 06:17.

Cataratas do Iguaçu registram vazão cinco vezes maior que a média

Polícia Penal tem nova sede em Umuarama

Foz do Iguaçu vai abrigar o Museu Internacional de Arte

Com Marinna Prota

As Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, registraram uma vazão de 7,7 milhões de litros por segundo na segunda-feira (9), segundo o monitoramento hidrológico automático da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O volume é cinco vezes maior que a vazão média, de 1,5 milhão. A passarela das cataratas e todos os passeios no lado brasileiro estão operando normalmente, segundo a Urbia Cataratas, responsável pela gestão da visitação no Parque Nacional do Iguaçu. A passarela geralmente é fechada quando o volume chega perto dos 10 milhões de litros por segundo. Do lado argentino a operação interditou o acesso aos visitantes, sem previsão para reabertura.

/////

A Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Umuarama, no Noroeste do Estado, inaugurou sua nova sede. O evento também marcou a abertura do Complexo Social e do Posto Avançado de Monitoração Eletrônica (PAM), situados na sede da regional. A unidade atende aproximadamente 5 mil pessoas.

///

Foz do Iguaçu será sede do Museu Internacional de Arte (MIA), no Oeste do Paraná. O espaço terá a parceria do Centre Pompidou de Paris, na França, para a construção do novo espaço cultural na Tríplice Fronteira. Vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), o museu internacional integrará o Sistema Estadual de Museus. O MIA terá como objetivo identificar, mapear, catalogar e promover a arte entre Brasil, Paraguai e Argentina. A expectativa é de que o plano estrutural seja concluído até janeiro de 2025, com a licitação das obras previstas para junho.