Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cerca de 14% da população paranaense está em situação de pobreza

Por Jornalismo. Publicado em 13/11/2020 às 16:22.

Cerca de 14% da população paranaense está em situação de pobreza.// Secretaria de Saúde de Curitiba alerta para mensagem falsa sobre mudança de bandeira na cidade.// Pacotes com sementes vindos da China continuam chegando ao Paraná.///

As informações com Juliana Sartori


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta que está circulando em grupos de redes sociais um documento falso, com carimbo de confidencial, alegando mudança de bandeira em Curitiba a partir do dia 20 de novembro. Trata-se de uma montagem para confundir a população a respeito de supostas medidas restritivas que seriam adotadas em razão da pandemia do novo coronavírus. O documento falso tem o nº 482/2020, de 6 de novembro. O ofício original dessa numeração é do dia 16 de setembro, destinado à Secretaria Municipal de Finanças, solicitando liberação de pagamento de despesas de pessoal.

Quase 14% da população paranaense estava em condição de pobreza no ano de 2019, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, divulgados nesta quinta-feira. O estudo é feito todos os anos, desde 2012, sempre com dados do ano anterior. O índice estadual representa quase 1,58 milhão de pessoas que vivem com menos de cerca de R$ 30 por dia. O número de pessoas consideradas pobres voltou a crescer no ano passado, após cair  em 2018. Por outro lado, o número de pessoas e situação extrema de pobreza, ou seja, aquelas que vivem com menos de R$ 10 pr dia diminuiu. Em 2018, por exemplo, 307 mil paranaenses estavam nessa condição, mas, em 2019, esse número caiu para 298 mil paranaenses, uma taxa de 2,6%.

Os pacotes com sementes misteriosas da China continuam desembarcando em endereços paranaenses. Nesta semana, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) recebeu mais três pacotes com sementes chinesas.  Os três pacotes desta semana chegaram em endereços de Arapongas (região norte), Cascavel (região oeste) e Vitorino (região sudoeste) e os moradores rapidamente procuraram a Adapar e deixaram as embalagens lacradas, como recomendam as autoridades.  De acordo com a Adapar, até o momento foram coletados em todo o Paraná 63 pacotes de sementes chinesas e nove plantas que nasceram a partir das sementes recebidas via Correios. A recomendação é não plantar as sementes, já que o Ministério da Agricultura encontrou indícios de pragas em alguns pacotes.