Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Chegada da vacina fez população relaxar nos cuidados com a covid, diz governador

Por Jornalismo. Publicado em 23/02/2021 às 16:05.

Chegada da vacina fez população relaxar nos cuidados com a covid, diz governador. // Beto Richa é absolvido em processo de uso irregular de verbas de saúde.// Candidatos de concurso cancelado no Paraná podem pedir reembolso de danos materiais no Procon.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

O governador do Paraná, Ratinho Junior, afirmou nesta terça-feira que jovens infectados com a covid-19 e que evoluem para quadros mais graves da doença têm período 11% maior de internação que idosos no estado. No Paraná, quase 12% das 2.379 pessoas internadas nesta terça-feira com confirmação ou suspeita da covid-19 têm entre 20 e 39 anos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Além disso, o estado está com 92% de ocupação dos leitos de UTI exclusivas para covid-19 pelo SUS, conforme informações da secretaria. Segundo o governador, a maior circulação do novo coronavírus no Paraná pode estar atrelada ao relaxamento das pessoas em relação aos cuidados após o começo da vacinação no estado. Ratinho Junior disse ainda que, diante do cenário, a fiscalização a festas clandestinas será reforçada em todo o Paraná por meio da Polícia Militar e da Guarda Municipal em parceria com as prefeituras. Segundo Ratinho Junior, o governo estuda novas medidas restritivas na tentativa de frear a disseminação da covid-19 no estado.

O juiz Nivaldo Brunoni, da 23ª Vara Federal de Curitiba, absolveu o ex-governador do Paraná, Beto Richa, da acusação de aplicação irregular de verbas de saúde, enquanto prefeito da capital paranaense. O Ministério Público Federal (MPF) apresentou a denúncia em junho de 2009 e ela foi aceita em 2018, quando ele concorria a uma vaga no Senado. Conforme a denúncia, a verba federal de R$ 100 mil, destinada com o objetivo específico da realização de reformas em três unidades de saúde, não foi aplicada em investimentos e na construção das unidades. No entanto, conforme a decisão judicial, da última sexta-feira, Richa foi absolvido por falta de provas. De acordo com a sentença, o magistrado destaca que ficou comprovado que a verba foi usada em finalidades diversas, mas não há provas para culpar Richa pela irregularidade.

Os candidatos que sofreram algum tipo de prejuízo com o cancelamento do concurso da Polícia Civil do Paraná na madrugada de domingo podem pedir o ressarcimento das despesas materiais no Procon. O alerta é da diretora do Procon-PR, Claudia Silvano. Ela explica que os danos materiais incluem despesas como transporte, hospedagem e alimentação, porque o cancelamento se aplica ao Código de Defesa do Consumidor. Cerca de 106 mil pessoas estavam inscritas no processo seletivo e boa parte delas se deslocaram de outras cidades até capital paranaense para fazer a prova, quando o cancelamento foi anunciado pela Universidade Federal do Paraná, organizadora do concurso. Caso os candidatos queiram também pedir danos morais devem procurar o Justiça.