
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) investiga cidades com cobertura vacinal abaixo do esperado em ação de fiscalização.
Por Marinna Prota
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) iniciou uma fiscalização nesta semana em 20 municípios paranaenses, todos selecionados em uma faixa populacional de 20 a 100 mil habitantes. A proposta é apurar as políticas públicas para a cobertura vacinal de diversas doenças como a Covid-19 e a poliomielite.
De acordo com Rafael Dorneles, gerente de políticas públicas do TCE-PR, a investigação faz parte de uma das ações do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, que incentiva a atuação coordenada entre o Ministério Público, órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública.
SONORA
Segundo o TCE-PR a escolha dos municípios fiscalizados foi baseada em indicadores que apontam uma cobertura vacinal abaixo do esperado, principalmente contra a poliomielite, doença causada por vírus que pode infectar crianças e adultos.
SONORA
Durante a fiscalização, que em um primeiro momento acontece via sistema, serão avaliadas questões como a realização de campanhas de conscientização, a busca ativa de pessoas não vacinadas e o compartilhamento de informações sobre a situação vacinal entre a Secretaria de Saúde e outras áreas da gestão municipal.
SONORA
De acordo com o vacinômetro nacional, apenas 13,9% da população acima de 18 anos completou o esquema vacinal contra a Covid-19 no Paraná. No caso da vacina contra a Influenza, o estado está em 6º lugar no país em número total de doses aplicadas, alcançando aproximadamente 54% do grupo prioritário.