Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cidades do interior recebem novo lote de vacinas contra covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 29/01/2021 às 16:07.

Cidades do interior recebem novo lote de vacinas.// Caminhoneiros do Paraná se posicionam contra a possibilidade de paralisação.// Botão do pânico para mulheres vítimas de violência doméstica ganha versão digital no Paraná.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Tarde COM TRILHA

Giro de Notícias Tarde SEM TRILHA

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou hoje o envio de mais 19.600 doses de vacinas contra a covid-19. Vão ser atendidos municípios de sete Regionais da Saúde. O objetivo é acelerar a imunização dos mais de 300 mil profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia do Estado. Desses trabalhadores, segundo o último balanço de vacinados, 98.400 já receberam a primeira dose do imunizante, o que representa 32,4% do total. As vacinas para a região de Curitiba e litoral são distribuídas aqui na capital mesmo. Já o restante é encaminhado para o Interior com as aeronaves do Governo do Estado. Vão ser contemplados neste lote, profissionais de Guaraqueçaba,  Paranaguá, Região Metropolitana de Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Sarandi, Maringá, Apucarana e Londrina. O imunizante é o CoronaVac. As vacinas fazem parte do lote que chegou ao Estado na segunda-feira.

Diante de uma nova greve dos caminhoneiros, marcada para ocorrer na próxima segunda-feira, a Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná se posicionou contra a possibilidade de paralisação dos trabalhadores. A federação representa, aproximadamente, 20 mil empresas do setor em todo Estado, e vê com preocupação a hipótese de greve dos caminhoneiros durante a pandemia da covid-19. Conforme a Fetranspar, a greve dos caminhoneiros trará transtorno aos cidadãos, que já sofrem os impactos da pandemia. Entretanto, a federação destaca que o Governo Federal precisa melhorar o estreitamento do diálogo com a classe de trabalhadores.

O dispositivo de segurança Botão do Pânico, instituído no Paraná a partir da proposta na Assembleia Legislativa do Paraná pela deputada Cristina Silvestri, foi atualizado para a versão digital e em breve deve começar a atender todo o Estado. A nova versão está em fase de testes dentro do aplicativo 190, da Polícia Militar. Atualmente, Londrina está sendo o município piloto para os testes do Botão do Pânico Digital. Depois desta fase inicial, o botão deve ser disponibilizado para as demais Comarcas. A ferramenta é voltada a mulheres vítimas de violência e segue o mesmo padrão da versão analógica dos botões: apenas para mulheres com medida protetiva e com determinação judicial.